Foto: iStock / © AivarsR
Saiba mais como lidar com as emoções em seu ambiente de trabalho
Podemos ver claramente essas exigências hoje em dia de diferentes formas. Um reality show de culinária, em alta atualmente no Brasil e no mundo, nos mostra o quanto é importante o equilíbrio emocional durante as diferentes provas e disputas. Não basta apenas saber cozinhar, é preciso saber lidar com as diferenças entre as pessoas, usá-las em suas habilidades e potencializá-las, trabalhar sob pressão de tempo e eficácia, além de lidar com as próprias expectativas e a dos outros.
E no mercado corporativo?
Já nas empresas, todo mundo pode se perguntar por que as pessoas que são apenas academicamente mais inteligentes, com frequência, não são pessoas com a carreira de sucesso. Para ser bem sucedido não basta apenas desenvolver a inteligência acadêmica. O profissional mais limitado às suas habilidades técnicas e pouco desenvolvido e sensível ao outro perde muito espaço no mercado e dificilmente atinge posições de liderança e destaque. Inflexibilidade, individualidade, arrogância, insegurança, medo, dificuldade para trabalhar em grupo e para lidar com o novo são características que não se espera de um profissional.
Atualmente, tem se ouvido falar muito sobre inteligência emocional, ela influencia no desempenho do trabalho e na vida, afeta a forma como você enxerga as pessoas e lida com elas. No trabalho, ter estrutura para lidar com as pessoas, as cobranças e stress, além do suporte para liderar e motivar os outros, e se destacar na carreira. A inteligência emocional pode ser entendida como a capacidade de identificar e gerir os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de lidar com situações socialmente complexas.
Busque o autoconhecimento
Como podemos notar, se conhecer é peça fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional. O autoconhecimento proporciona o reconhecimento das próprias emoções e como elas influenciam os nossos comportamentos. É importante reconhecer e potencializar nossas habilidades e minimizar e trabalhar os nossos déficits, o que nos torna autoconfiante.
Quando a gente se conhece é um grande passo para desenvolver o autocontrole. Nós precisamos saber os desencadeadores dos nossos comportamentos menos produtivos para prevê-los e controlá-los, assim, podemos evitar as consequências não esperadas. Autoconhecimento, autoconfiança e autocontrole andam juntos e nos permitem estarmos abertos à troca de experiências e aprendizados mais saudáveis e produtivos.
Quando desenvolvemos a capacidade de se conhecer e se controlar, estamos a um passo de entender mais como os outros se sentem e se comportam, e essa é uma rica habilidade. É importante que estejamos sensíveis ao outro, escutar, perceber e ver o que o outro espera. Se colocar no lugar do outro. Assim, a comunicação tende a ficar mais clara e fluida. No trabalho é possível aprender a influenciar e se relacionar melhor em equipe.
O sucesso em suas mãos
Para se ocupar uma vaga em uma empresa, é preciso – além de sorte ou oportunidade -, é preciso ter a consciência que o seu sucesso profissional está em suas mãos. As pessoas que apresentam inteligência emocional são capazes de criar oportunidades e se destacar em sua carreira. A autoconfiança alimenta a coragem para enfrentar desafios e a ambição para crescer.
Entretanto, se você não se enxerga nessas características, sempre é tempo de mudar e buscar se desenvolver. O ser humano tem a capacidade única de mudar e se adaptar. Buscar informações, procurar ajuda de profissionais, como psicólogos, se observar, se descrever e focar nos seus objetivos são alguns dos segredos para o profissional que está no caminho do sucesso.
Nos dias de hoje, em qualquer ramo é preciso ter o equilíbrio das emoções e saber se relacionar. Da cozinha a empresas, essa habilidade é fundamental. Podemos ver o quanto pessoas que apresentam uma inteligência emocional mais desenvolvida se destacam e se sentem mais realizadas. Sempre há tempo de se correr atrás dos objetivos e buscar a realização, não fique parado, o amanhã começa agora.
Psicóloga Camila Reis - www.psicologosberrini.com.br/camilareis
Já nas empresas, todo mundo pode se perguntar por que as pessoas que são apenas academicamente mais inteligentes, com frequência, não são pessoas com a carreira de sucesso. Para ser bem sucedido não basta apenas desenvolver a inteligência acadêmica. O profissional mais limitado às suas habilidades técnicas e pouco desenvolvido e sensível ao outro perde muito espaço no mercado e dificilmente atinge posições de liderança e destaque. Inflexibilidade, individualidade, arrogância, insegurança, medo, dificuldade para trabalhar em grupo e para lidar com o novo são características que não se espera de um profissional.
Atualmente, tem se ouvido falar muito sobre inteligência emocional, ela influencia no desempenho do trabalho e na vida, afeta a forma como você enxerga as pessoas e lida com elas. No trabalho, ter estrutura para lidar com as pessoas, as cobranças e stress, além do suporte para liderar e motivar os outros, e se destacar na carreira. A inteligência emocional pode ser entendida como a capacidade de identificar e gerir os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de lidar com situações socialmente complexas.
Busque o autoconhecimento
Como podemos notar, se conhecer é peça fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional. O autoconhecimento proporciona o reconhecimento das próprias emoções e como elas influenciam os nossos comportamentos. É importante reconhecer e potencializar nossas habilidades e minimizar e trabalhar os nossos déficits, o que nos torna autoconfiante.
Quando a gente se conhece é um grande passo para desenvolver o autocontrole. Nós precisamos saber os desencadeadores dos nossos comportamentos menos produtivos para prevê-los e controlá-los, assim, podemos evitar as consequências não esperadas. Autoconhecimento, autoconfiança e autocontrole andam juntos e nos permitem estarmos abertos à troca de experiências e aprendizados mais saudáveis e produtivos.
Quando desenvolvemos a capacidade de se conhecer e se controlar, estamos a um passo de entender mais como os outros se sentem e se comportam, e essa é uma rica habilidade. É importante que estejamos sensíveis ao outro, escutar, perceber e ver o que o outro espera. Se colocar no lugar do outro. Assim, a comunicação tende a ficar mais clara e fluida. No trabalho é possível aprender a influenciar e se relacionar melhor em equipe.
O sucesso em suas mãos
Para se ocupar uma vaga em uma empresa, é preciso – além de sorte ou oportunidade -, é preciso ter a consciência que o seu sucesso profissional está em suas mãos. As pessoas que apresentam inteligência emocional são capazes de criar oportunidades e se destacar em sua carreira. A autoconfiança alimenta a coragem para enfrentar desafios e a ambição para crescer.
Entretanto, se você não se enxerga nessas características, sempre é tempo de mudar e buscar se desenvolver. O ser humano tem a capacidade única de mudar e se adaptar. Buscar informações, procurar ajuda de profissionais, como psicólogos, se observar, se descrever e focar nos seus objetivos são alguns dos segredos para o profissional que está no caminho do sucesso.
Nos dias de hoje, em qualquer ramo é preciso ter o equilíbrio das emoções e saber se relacionar. Da cozinha a empresas, essa habilidade é fundamental. Podemos ver o quanto pessoas que apresentam uma inteligência emocional mais desenvolvida se destacam e se sentem mais realizadas. Sempre há tempo de se correr atrás dos objetivos e buscar a realização, não fique parado, o amanhã começa agora.
Psicóloga Camila Reis - www.psicologosberrini.com.br/camilareis
Fonte: Mais Equilíbrio
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