Passe
espírita, reiki, auto passe, qigong, mentalização.
"É só procurar com real interesse em encontrar, que você acha". Foi assim que eu ouvi um dos grandes sábios deste país responder a um grupo de "sábios cientistas" que o questionavam sobre como ele provava a existência do Qi (nome que os chineses dão à energia).
Os tais "sábios" foram embora insatisfeitos. Parecia as conversas relatadas no Novo Testamento entre Jesus e os doutores da lei. Eles iam questionar Jesus na esperança de desmascará-lo, e não de aprender.
Este erro de postura é um dos entraves para o aprendizado e para a evolução da ciência. Todos podem ter ideias pré-concebidas. Porém, ao iniciar o diálogo é importantíssimo abrir mão da pré-concepção e se permitir aprender com o outro. O nome desta postura é humildade, simplicidade e sabedoria. Afinal, reconhecer que no outro existe algo bom é a base para que você tenha uma postura de aprendizado.
Mais de 25 anos se passaram desta conversa. O que mudou nestes anos, em parte, foi que algumas pessoas dentro de universidades começaram a abrir mão do preconceito e passaram a estudar as terapias alternativas sem preconceito e com objetividade. O boicote diminuiu, com isto algumas pesquisas muito interessantes começam a surgir.
Na UNIFESP uma tese foi defendida. Ela está completa aqui: http://www.amebrasil.org.br/html/Disserta__o_de_Mestrado___Oliveira_RMJ.pdf
A revista Galileu fez uma reportagem sobre a pesquisa sobre imposição de mãos (no caso Reiki): "seus praticantes acreditam nos efeitos benéficos da energia das mãos do terapeuta colocadas sobre o corpo do paciente contra doenças. Para entender as alterações biológicas do reiki, o psicobiólogo Ricardo Monezi testou o tratamento em camundongos com câncer. “O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”, diz. Para a sua pesquisa na USP, Monezi escolheu o reiki entre todas as práticas de imposição de mãos por tratar-se da única sem conotação religiosa.
No experimento, a equipe de pesquisadores dividiu 60 camundongos com tumores em três grupos. O grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento; o grupo “controle-luva” recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo “impostação” teve o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa".
Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas".
Fonte: site Psicologia Racional
http://www.psicologiaracional.com.br/2011/03/imposicao-de-maos-transmite-energia.html
A reportagem completa da revista está aqui:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI152042-17770,00-ACUPUNTURA%20E%20REIKI%20AGORA%20TEM%20EXPLICACAO%20CIENTIFICA.html
Novidade:
WHATSAPP espírita
19 99520-2002
Receba mensagens espiritas algumas vezes por semana.
Acrescente o número acima nos seus contatos (sem isso você não receberá as mensagens enviadas).
Depois mande uma mensagem escrita: incluir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário