Descubra o que mais
atrapalha sua concentração e confira dicas para focar
Hoje, com a grande quantidade de
informações que recebemos a uma velocidade assustadora, fica difícil mensurar o
quão produtivos somos e o que realmente nos ajuda ou atrapalha nesse quesito.
Por mais complexo que possa parecer, a resposta é bem simples: basta estar
focado no aqui e agora. Embora pareça um clichê, essa dica é infalível - apesar
de na maioria das vezes ser extremamente difícil colocá-la em prática. O grande
obstáculo está justamente no fato curioso de que o que mais atrapalha o nosso
foco são ferramentas que, a priori, têm a função de facilitar e
tornar nossas vidas mais práticas, como o celular, as redes sociais, os emails
e os diversos aplicativos que existem.
A grande questão é saber usar de forma adequada e equilibrada essas
ferramentas que, de fato, podem nos ajudar muito. Afinal, o problema não está
nas ferramentas em si, mas sim no mau uso que fazemos delas. Ou seja, a
responsabilidade é toda nossa! O lado bom disso é que para mudar e aumentar
nossa produtividade, também só depende de cada um de nós.
O QUE FAZER PARA MUDAR?
Faça um pequeno experimento: quando precisar focar em alguma atividade,
se desligue das demais por completo até terminar. Desligue (ou tire de perto de
você) o celular, feche a caixa de emails, se desconecte das redes sociais,
avise aos colegas que você não poderá ser interrompido pelos próximos minutos e
foque no aqui e agora. Você vai sentir muita diferença e logo terá tempo para
acessar todas as outras ferramentas, sem se atrapalhar. A ideia não é se
desconectar do mundo, cada ferramenta tem seu valor social, porém é preciso ter
parcimônia e bom senso.
Uma outra maneira de aumentar sua produtividade é determinar horários
para cada atividade. Faça intervalos entre uma tarefa e outra e estipule uma
pausa para acessar as demais ferramentas. Por exemplo: para cada 60 minutos de
atividade focada, tire 15 minutos para acessar outros conteúdos. Após esse
período, trave tudo, retomando ao ponto de onde parou.
USANDO O EMAIL NO DIA A DIA
No ambiente corporativo o email é uma ferramenta fundamental, mas como
tudo na vida é preciso ter disciplina para usá-la. Uma boa dica para se
organizar e aumentar sua produtividade é deixar na caixa de entrada somente o
que estiver em andamento ou o que for pendência. Estipule horário para ler as
mensagens: na primeira hora da manhã, antes e depois do almoço, e antes de
terminar o expediente. Arquive os demais emails em pastas, para facilitar a
pesquisa depois. Não deixe a caixa de entrada aberta o dia inteiro,
principalmente quando estiver no meio de uma atividade.
A personal organizer Thais Godinho,
do site Vida Organizada,
sugere, ainda, que você habilite uma resposta automática para suas contas de
emails, avisando que checa suas mensagens em tais horários e que se o assunto for
realmente urgente você pode ser contatado através de um outro canal. Dessa
forma, as pessoas vão começar a mandar menos emails desnecessários ou juntar
todas as perguntas em um só. E não se preocupe: se o assunto for realmente
urgente, a pessoa vai lhe contatar de alguma forma, então você não precisa
ficar desesperado checando sua caixa de entrada a cada 5 minutos.
EVITE A TENTAÇÃO DAS REDES SOCIAIS
Essa dica chega a ser óbvia: não use redes sociais no trabalho. Se você
trabalha com isso, experimente utilizar outras plataformas para administrá-las
e agendar posts. Dessa forma, você não precisa entrar nessas mídias, acabar
caindo na tentação de checar todas as últimas atualizações e perder horas
nisso. Se você tem a liberdade de usar redes sociais para fins pessoais no seu
trabalho, procure estipular um horário para isso e só acesse depois que tiver
terminado suas metas diárias.
USE O CELULAR DE FORMA CONSCIENTE
Atualmente é quase impossível encontrar alguém que não tenha um
smartphone e que esteja conectado quase 24h por dia. Mas, no ambiente de
trabalho, é preciso conter a ansiedade e procurar responder mensagens e
chamadas pessoais somente no fim do dia. Uma boa prática é deixar o aparelho
sempre no modo silencioso. Dessa forma, você diminui os riscos de se distrair
com notificações de novas mensagens, chamadas, etc. E quando estiver em reunião
ou resolvendo questões que demandem foco total, não tem jeito: desligue o
celular.
Independente da ferramenta, a regra é sempre a mesma: use com bom senso.
Pense em formas produtivas de lidar com elas, sempre usando a criatividade,
prezando pela produtividade. Use a tecnologia a seu favor! Pense sobre o ganho
de não se deixar levar por essas distrações. E lembre-se que o tempo é a moeda
de mais valor na atualidade. Portanto, invista nele que o retorno é garantido.
SOBRE O AUTOR: AMANDA FIGUEIRA (coladorador convidado)
Amanda é psicóloga, coach, consultora de carreira e mãe do Antonio.
Site: www.amandafigueira.com.br / Email: amanda@amandafigueira.com.br
Revista Personare
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