Rieu

30/12/2015

'DESAMPARO AFETIVO

Jorge Hessen



A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou indenização por danos morais a uma filha que alegava “abandono afetivo” do pai. O tribunal entende que não se pode obrigar um pai a amar o filho com a ameaça de indenização. Segundo o desembargador Gilberto Gomes de Oliveira, relator do caso “o afeto não é algo que se possa cobrar, quer in natura ou em pecúnia, tampouco se pode obrigar alguém a tê-lo, pois não se pode exigir que pai ame filhos com ameaça de indenização”. [1]

Em direção oposta, três anos atrás, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou um pai a indenizar em R$ 200 mil a filha por "abandono afetivo". A ministra Nancy Andrighi entendeu que é possível exigir indenização por dano moral decorrente de “abandono afetivo” pelos pais. Para ela “amar é faculdade, cuidar é dever", afirmou no acórdão, pois não há motivo para tratar os danos das relações familiares de forma diferente de outros danos civis.” [2]

A ministra Andrighi ressaltou que nas relações familiares o dano moral pode envolver questões subjetivas, como afetividade, mágoa ou amor, tornando difícil a identificação dos elementos que tradicionalmente compõem o dano moral indenizável: dano, culpa do autor e nexo causal. Porém, entendeu que a paternidade traz vínculo objetivo, com previsões legais e constitucionais de obrigações mínimas. Concluindo que "aqui não se fala ou se discute o amar e, sim, a imposição biológica e legal de cuidar, que é dever jurídico, corolário da liberdade das pessoas de gerarem ou adotarem filhos", argumentou a ministra. [3]

Sob as vias dos contextos jurídicos, Samara Luiza Pereira Hessen[4], técnica judiciária do Tribunal de Justiça do DF , formanda em direito, explicou-me que “o dano moral possui dois aspectos: o primeiro é a condenação de alguém ao pagamento de danos morais para compensar algum sofrimento que adveio sobre a vítima. Sob este ponto de vista, e considerando que o pai biológico tivesse arcado com todas as obrigações legais, não haveria que se falar em sofrimento da vítima, consequentemente seria impossível a condenação de alguém por “abandono afetivo”.

Entretanto, conforme Samara Luiza, “existe a teoria do desestímulo (punitive damages), ou seja, o que se condena é a atitude do agente causador do dano. Assim, ter um filho e simplesmente pagar pensão alimentícia, sem cumprir com o dever de pai, causaria indenização por danos morais, além de coibir que outros tenham filhos e simplesmente paguem pensão alimentícia, sem a preocupação de formalizarem a família, de acompanharem o crescimento do filho”.

Sob quaisquer aspectos jurídico ou espírita, elevado é o preço que pagamos pelas lesões afetivas[5] que provocamos nos outros. Rodeando o tema, sem propor debatê-lo em profundidade em face do contexto jurídico sobre a eficácia ou não da indenização por danos morais por “abandono afetivo”, ressaltamos que os pais que não assumem seus filhos (bastardos ou não) comprometem drasticamente a composição psicológica dos rebentos. A consternação de experimentar a rejeição afetiva continuará até que o filho recusado consiga optar pelo indulto.

Em psicologia, o termo afetividade é utilizado para designar a suscetibilidade que o ser humano experimenta perante determinadas alterações que acontecem no mundo exterior ou em si próprio. Nossa vida afetiva é composta de dois afetos básicos: o amor e o desamor. Esses dois elementos estão presentes em nossa vida psíquica e também estão juntos em nossas expressões, ações e pensamentos. A afetividade não se vive por estes meros sentimentos e sim pela prática, pela ação que vem oriunda do sentimento. Afeição é uma atitude, e não somente um sentimento. A relação de mãe e pai para com os filhos naturais é afeto automático.

Já as relações afetivas de amizade ou de amor, precisam ser cultivadas. Os vínculos afetuosos, na Terra, permitem-nos abeirar dos nossos afetos e desafetos do pretérito, que também renascem sob liames biológicos, em sujeição aos compromissos assumidos com as leis da vida. Desta forma, as ligações da consanguinidade nos possibilitam experiências em comum, nas quais podemos nos tornar instrumentos de aprendizado recíproco.

Sim! O convívio no corpo nos enseja o desenvolvimento da compreensão, da paciência, do perdão, da abnegação, valores que, gradualmente, nos educam o amor absoluto. Mas se não nos habituamos a renunciar, a abdicar mormente de nós mesmos, nos doarmos pelo próximo, despojar-nos de ambições, enfim, não esperar que a vida gire à nossa volta, sofreremos os reveses naturais de maneira inevitável. Em face disso, aos pais e filhos (bastardos ou não) sem cogitar de serem amados a qualquer preço, lhes é indispensável amar, especialmente àqueles que talvez não alcancem evidenciar o verdadeiro e desapaixonado amor em razão das circunstâncias talhadas pela vida.

Referências:
[1] Disponível em http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/nao-se-pode-exig... acesso 20/11/2015
[2] Disponível em http://oglobo.globo.com/brasil/stj-condena-pai-indenizar-filha-por-... acesso 21/11/2015
[3] Idem
[4] Filha do autor do texto (Jorge Hessen)
[5] Afetividade, Afecção, do Latim afficere ad actio, onde o sujeito se fixa, onde o sujeito se liga.

PARA VC GANHAR UM BELÍSSIMO ANO NOVO


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

2016: O ANO DA SABEDORIA

No Tarot, "O Eremita" prenuncia busca por serenidade e paciência

Arcano O Eremita é regente de 2016 (Imagem: Leo Chioda)

O Tarot é um baralho de 78 cartas divididas em dois grupos distintos: 22 cartas chamadas de Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Os Arcanos Maiores, numerados de 0 a 21, nos permitem fazer uso da Numerologia para calcular o Arcano Pessoal de uma pessoa, através da soma de sua data de nascimento, por exemplo. Ou, ainda, extrair o número e a carta que rege uma empresa. Somando os algarismos do ano que se aproxima, 2016 (2+0+1+6=9), temos a informação de que a época será regida pelo nono Arcano Maior do Tarot, chamado de "O Eremita".
Do grego "eremitis", o termo latino "eremita" significa aquele que habita na solidão, como um monge. Aquele que professa a vida solitária. As raízes mais profundas do vocábulo nos leva ao sentido de desabitado, deserto. Ermo é um dos sentidos desta carta tão silenciosa e tão importante à estrutura do oráculo. Na maioria dos baralhos disponíveis no mercado vemos um homem maduro em pé, por vezes curvado, segurando uma lanterna ou mesmo uma ampulheta. O ambiente em que se encontra geralmente é escuro e afastado de todo movimento social, já que se retira de qualquer burburinho para se dedicar ao que realmente interessa. Seus atributos clássicos vão desde maturidade, peregrinação e prudência até limitação, irredutibilidade e demora.
PERSEVERANÇA PARA VENCER OBSTÁCULOS
Velhos e novos caminhos árduos. Símbolo máximo da busca incessante da sabedoria, "O Eremita" deixa transparecer sua experiência de vida - tanto seus erros quanto seus acertos - a partir de uma postura voltada à luz de sua lanterna. É um dos arcanos mais importantes no que diz respeito aos seus próprios deveres, às suas convicções. Depois de um ano regido pelo arcano "A Justiça", com ênfase no bom e no mau uso do poder, tanto na política quanto em diversas áreas da vida, o ano simbolizado pelo "O Eremita" tende a ser mais ponderado. Pelo arcabouço simbólico nota-se a ausência de símbolos de poder: as vestes são simples e o conjunto remete à supressão de tantos fardos e vínculos duvidosos. "O Eremita" prenuncia um ano de obstáculos consideráveis que poderão ser transpostos com a devida perseverança. O bom uso das palavras e as atitudes prudentes são exigidas para que nenhum esforço na direção da harmonia seja em vão.""O Eremita" prenuncia um ano de obstáculos consideráveis que poderão ser transpostos com a devida perseverança. O bom uso das palavras e as atitudes prudentes são exigidas para que nenhum esforço na direção da harmonia seja em vão."

METAS PARA JÁ E RESULTADOS PARA DEPOIS
O ano do Eremita consiste em estudo, reflexão e até mesmo uma boa dose de obstinação. Nada tende a ser tão fácil e rápido quanto parece, já que as circunstâncias tendem a exigir cada vez mais articulação e repertório de cada um de nós em diversos contextos. Diante de um foco específico, o arcano sugere absoluto controle dos próprios conhecimentos e dos argumentos para se sobressair consideravelmente. O intelecto tende a ser muito mais requisitado do que a força física. Assuntos, interesses e investimentos do passado podem ser abordados com mais frequência do que nunca, já que descobertas e retomadas tendem a acontecer naturalmente sob a regência do Eremita.
LENTIDÃO EM 2016 PODE SER USADA A SEU FAVOR
Grandes perigos, grandes responsabilidades. Preguiça, sedentarismo, desânimo e desistência tendem a ser alguns dos principais empecilhos de 2016. Desculpas e mais desculpas para procrastinar decisões importantes podem fazer com que oportunidades grandiosas, muitas vezes únicas, sejam perdidas. A forte sensação de falta de tempo vem a ser um agravante que suscita manias cada vez mais frequentes de reclamar não só das pessoas, mas dos desafios que o mundo impõe - qualquer intempérie, equívoco, distração e imprudência tende a ser alvo de críticas.
Mas a lentidão para realizar algo pode ser mais proveitosa do que aparenta, porque agir de modo cauteloso e estruturar as relações e os projetos com a devida atenção passam a ser a ordem do Eremita. A carta indica o alcance da maestria através da paciência. Desenvolver uma postura tolerante e mais calma em relação à vida e às pessoas pode fazer com que os meses de 2016 sejam serenos e bastante proveitosos." Desenvolver uma postura tolerante e mais calma em relação à vida e às pessoas pode fazer com que os meses de 2016 sejam serenos e bastante proveitosos."
A indignação com a demora do sucesso ou mesmo de algum reconhecimento pode fazer com que os pequenos êxitos sejam menosprezados. Não é um bom ano para querer mais do que já se tem, pois qualquer exagero deve ser questionado pela força ponderada desta carta. O necessário pode ser extraordinário. Assim como a ansiedade pode ser um problema para os mais impacientes, "O Eremita" pressupõe inteligência e comedimento para administrar a vida com o necessário jogo de cintura, conhecendo e aceitando as limitações que tendem a surgir pelo caminho.
A PALAVRA É DE PRATA, O SILÊNCIO É DE OURO
Mesmo que o mundo continue desajustado em diversos níveis depois de um ano marcado pela Justiça, "O Eremita" rege o período em que o silêncio faz toda a diferença. O sucesso pode ser medido pela consciência tranquila e pela ausência de qualquer reação quando uma ofensa ou um problema chega com força. Se neste ano a palavra é prata e o silêncio é ouro, desde já é prudente fazer mais e falar menos. Ater-se aos compromissos e tomar distância do supérfluo é um dos lemas do velho sábio do Tarot. Mesmo sendo alvo de críticas, convém continuar produzindo. No ritmo natural.

AMOR: DA MATURIDADE À INTROSPECÇÃO
As relações mais consistentes, que resistem aos percalços do tempo, estão favorecidas no ano do Eremita. Mas convém deixar claro que toda e qualquer dúvida afetiva tende a ser alvo de questionamentos, críticas e mesmo rupturas. Apenas o que for sincero, maduro e sereno pode se manter em perfeito estado neste ano regido pelo nono arcano do Tarot. A rotina, o aconchego e também a contraparte de toda relação tranquila como o tédio, a insatisfação e a morosidade estão na pauta deste ano.
TAROT E VOCÊ
Ficou curioso para saber tendências específicas sobre sua vida? Jogue aqui o Tarot Mensal e descubra as previsões para seus próximos 30 dias.

É possível que pessoas solteiras aumentem o ritmo na busca de uma relação significativa, intensificando o uso da internet e de aplicativos, por exemplo, a fim de encontrar um par romântico. Mas nem todos os vínculos novos podem se mostrar significativos. Amigos e afetos do passado merecem destaque, pois relações antigas, desde que estáveis e realmente significativas, se exaltam em 2016. É o ano da reclusão e de uma posição introspectiva percebida em atitudes relacionadas ao afeto e aos hábitos. Ficar a sós com quem se ama ou manter-se só acaba sendo mais frequente e proveitoso do que se imagina. É, ainda assim, um período marcado pela seriedade com que os sentimentos são tratados. Recolher-se não apenas será saudável para uma relação, como também uma maneira de rever medidas e reconhecer erros que merecem ser reparados.
CONSELHOS DO ARCANO PARA O SUCESSO EM 2016

Uma curiosidade iconográfica a respeito do Eremita é que nos baralhos mais antigos a ampulheta no lugar da lanterna remetia à personificação do tempo. É por isso que a paciência é uma das principais virtudes a serem desenvolvidas neste ano. O buscador vai em busca de si próprio, mas sabe que deve seguir os passos da natureza - saber lidar com o tempo, esperar o melhor momento e agir com absoluta prudência diante do que não pode ser evitado. A voz do sábio é ouvida na serenidade. Em vez de se desesperar com determinadas situações, o melhor é aprender a esperar."A voz do sábio é ouvida na serenidade. Em vez de se desesperar com determinadas situações, o melhor é aprender a esperar."
Evitar conflitos, tanto externos quanto internos, faz com que as palavras certas sejam ditas e as atitudes mais promissoras sejam tomadas.
A fidelidade a quem se ama e ao que se acredita tende a ser um dos fatores para alcançar o sucesso no ano do Eremita. É como se um chamado à autenticidade fosse ouvido e seguido sem pestanejar. Longe de ser um prenúncio de solidão extrema, o arcano regente de 2016 convida a constantes balanços sobre a própria conduta para com as pessoas, a vida e o mundo. Os caminhos se abrem na medida em que um passo é dado, seja ele certo ou não. Os movimentos mais auspiciosos são aqueles que desencadeiam uma série de questionamentos e os que instigam reflexões severas sobre o que se quer e sobre quem se é. Note que a lanterna que o Eremita carrega joga luz ao desconhecido. Portanto, em vez de temer as mudanças que invariavelmente ocorrerão nos próximos meses, a orientação do Tarot é justamente aceitar as rotas que se descortinam. Um ano de sabedoria é aquele em que ninguém permanece igual ao que era antes, mesmo que se movimente pouco em direção ao que se deseja. Devagar se vai longe - mas também se conquista um mundo.
UM BALANÇO CONSTANTE E SEMPRE SIGNIFICATIVO
Todo arcano regente de um ano deve ser interpretado ao longo dos doze meses, percebendo a influência dos símbolos em acontecimentos, sensações, dificuldades e realizações. A importância do Eremita para 2016 é grande porque suscita não apenas o tempo certo para cada situação, como também serve de estímulo para olhar o passado com olhos serenos. Cada dificuldade enfrentada e cada vitória alcançada até aqui são cruciais para definir a realidade não apenas do mundo e do país, quanto os sentimentos, os desejos, as crenças e as forças de cada pessoa. O Tarot promove uma reflexão constante a respeito da passagem do tempo, seja ela rápida ou demorada. É através de uma postura aberta ao novo, sem medo do que já passou, que faz de 2016 um ano de discernimento, coerência e responsabilidade.
SOBRE O AUTOR:LEO CHIODA
É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare. Saiba mais »
contato: chiodatarot@gmail.com
REVISTA PERSONRE


O MITO DO NÚMERO SETE

Mensagem de Owen Waters
26 de Janeiro de 2015

(mensagem postada em Janeiro de 2015)

Todo buscador espiritual tem visto referências à "sete isto", "sete aquilo", sete de todos os tipos de coisas espirituais. Isto ocorre porque se acredita que o sete seja o número da espiritualidade.

Na Bíblia é dito que Deus criou todas as coisas e depois descansou no sétimo dia. Como resultado, temos uma semana de sete dias, com o sétimo dia tradicionalmente reservado para a prática espiritual.

Há alguns séculos, havia sete planetas ou corpos celestes conhecidos -Saturno, Mercúrio, Júpiter, Marte, Vênus, a Lua e o Sol. Desde então,Urano, Plutão e outros corpos celestes menores foram descobertos, juntamente com o fato de que a Terra é um planeta que gira em torno de si mesma e não no centro estacionário do universo.

Ao mesmo tempo, havia sete metais conhecidos. Eles eram o chumbo, mercúrio, estanho, ferro, cobre, prata e o que foi visto como o resultado final da evolução dos metais – o ouro. Hoje em dia, 79 metais adicionais são conhecidos pela ciência da química.

Houve até sete oceanos , embora a lista de quais eles eram variou ao longo dos séculos, juntamente com a descoberta de novas partes do mundo. No entanto, teve sempre que existir sete oceanos por causa do poder estabelecido do número sete e, bem, porque soava bem. Vamos encarar isto, ninguém quer realmente "navegar nos cento e quatro oceanos”.

Havia Sete Maravilhas do Mundo Antigo e - certamente um sinal de Deus - as sete colinas de Roma.

Vocês poderiam pensar que as sete cores do arco-íris é um número baseado na árdua realidade.
Mas, é?

Em 1672, Newton, que admitiu que seus olhos não eram muito críticos ao distinguir cores, originalmente dividiu o espectro em cinco cores principais; vermelho, amarelo, verde, azul e violeta.

Mais tarde, ele acrescentou o laranja e o índigo, a partir de uma crença derivada da Grécia antiga de que existe uma ligação entre as cores, as sete notas musicais, os sete objetos conhecidos no Sistema Solar e os sete dias da semana.

Na realidade, o espectro de cores parece ser principalmente adequado para uma gama de três cores simples de vermelho-verde-azul.

Espectro de Cores:

De acordo com algumas escolas de pensamento, supõe-se que cada ser humano deva ter sete corpos de energia sutil.

Eu conto três: etérico, áurico / astral e alma.
De onde é que os outros quatro vêm?
Deve haver sete de tudo?

Até as sete notas musicais no teclado do piano não são muito justas. Pode haver sete teclas principais em cada oitava, mas, se vocês incluírem as cinco teclas menores, vocês têm um conjunto de doze teclas por oitava muito mais realista e, significativamente, cada uma das doze teclas é exatamente um meio-tom além de suas teclas vizinhas .

Obviamente, tem havido uma compulsão para fazer do sete um número de grande significado. Há sete chacras principais, embora, cinco deles têm ambas as faces: frontal e traseira e, assim, contando suas doze faces individuais produzem informação mais útil.

As faces dos chacras humanos não são o único exemplo de doze de tudo na Criação. O Doze continua aparecendo em todos os lugares que vocês observarem na estrutura metafísica do universo.

A estrutura do universo

A Lei da Criação tem três componentes que formam um meio para que a criação ocorra, ou o que poderia ser chamado de Matriz Criativa. A fim de criar a complexidade necessária para o nosso universo existir, esses três componentes originais da Matriz Criativa são então combinados uns com os outros para formarem nove combinações adicionais. Esta adição de nove componentes extras (três vezes três) é chamado de Matriz de triplo efeito.

Este modelo de 12 partes da Criação – a Matriz Criativa de 3 partes mais as 9 combinações criadas pela Matriz de Efeito Triplo – é usado e reutilizado em toda a Criação, e não apenas nas 12 faces dos chacras. Por exemplo:

Os doze níveis de existência:

Há doze níveis de existência no universo - três Divinos e mais nove, cada nível tornando-se mais focado e denso do que o que está acima dele. Atualmente vivemos em um nível físico denso que está prestes a se transformar em uma versão menos densa, quando toda a matéria do planeta eleva-se para uma freqüência física superior.

As Doze Dimensões:

Há doze dimensões principais ou propriedades (como espaço e tempo) atribuíveis a cada objeto físico. Eles são os três aspectos divinos da consciência que criaram a estrutura Divina, mais nove dimensões físicas. Estas nove dimensões físicas se enquadram nas categorias de espaço, tempo e em diferentes formas de energias e consciência.

Os Ciclos Cósmicos de Influência:

No reino físico, vocês experimentam um ciclo solar diferente a cada ano, a partir de sua data de nascimento. Como todos os aspectos da Criação, há três ciclos imateriais ou Divinos que formam as nove ciclos físicos. Como vocês já devem saber, são os nove ciclos físicos que são de interesse direto para a vida no reino físico.

Por exemplo, seu primeiro ano de vida é o 1º ciclo anual. O seu nono ano de vida é o 9º ciclo anual. Em seguida, um novo grande ciclo de nove anos começa. Nesse caso, vocês estão experienciando um ciclo anual de outro número, mas desta vez dentro da influência global de um segundo grande ciclo (de 9 anos).

As Leis Espirituais da Vida:

Há três leis Divinas dentro da lei original da Criação. Então, há mais nove leis espirituais da vida, criadas pela Matriz de Efeito triplo, que governam a manifestação física. Este universo benigno e abundante é projetado especificamente para acelerá-los sem esforço ao longo de sua jornada de volta a realização divina.

Por favor, respeite os créditos ao compartilhar
http://stelalecocq.blogspot.com/2015/12/o-mito-do-numero-sete.html
http://www.spiritualdynamics.net
Tradução: Regina Drumond - reginamadrumond@yahoo.com.br
Grata Regina!
--

27/12/2015

Conexão da Semana: A Revelação (26.12.2015 a 02.01.2016)



 A Revelação

A porção da torá desta semana, a primeira do livro do Êxodo, relata uma história que fala de muitos confrontos: a de Moisés, aquele que retirou o povo hebreu da escravidão. Como se sabe, ele foi criado no palácio real, mas um dia, já crescido, ao defender um escravo, acabou matando o guarda e por isto teve que se afastar.

Durante o exílio, Moisés viveu em uma cidade vizinha. E foi lá que ele recebeu pela primeira vez a revelação divina. Diante da sarça ardente, que jamais se consumia. Ele pergunta quem é Deus e tem como resposta: "Eu sou o que sou".

Aqui ele descobre onde se encontra Deus e toda a força da eternidade: em um estado de total presença e aceitação. Esta semana aprendemos a respirar, observar e aceitar. Faça isto e você também estará pronto para uma grande revelação.


Shalom! Feliz Ano Novo para todos!!!!

Atenção: Nesta semana temos um link com uma mini-aula e um outro focado no exercício da semana.


[]s Ian Mecler.

26/12/2015

COM QUE LETRA COMEÇA O SEU NOME?



Cada letra tem um som e cada som transmite uma energia que
influencia, e muito, a personalidade de uma pessoa.
Procure a inicial de seu nome e de seus amigos para descobrir o que ela
tem a dizer.

LETRA - A
Dona (o) de uma personalidade ativa e decidida, você é uma
pessoa cheia de energia, sempre pronta a se lançar em alguma
aventura. Uma vida sem desafios, para você não tem a menor graça.
E como também é um (a) líder nato(a), acaba arrastando os outros com
o seu entusiasmo. Só tome cuidado para não se tornar um (a) cabeça dura.

LETRA - B
Você é do tipo que sabe o que quer, e sempre chega lá.
Embora viva em busca de prazeres, é muito preocupada com a segurança
financeira. Tem hábitos enraizados, uma memória excelente e adora
dividir suas experiências com alguém, de preferência com seu amor. Seu
aprendizado é lento, mas profundo: depois que aprendeu, nunca mais esquece. O lado negativo? O risco de se tronar teimoso (a) e ciumento (a).

LETRA - C
Criativo (a), amável e expressivo (a), você é uma pessoa cheia de charme
e com uma dose incrível de curiosidade. Tem a maior dificuldade de se
concentrar no que está fazendo e não consegue guardar suas idéias só
para você: precisa compartilhar tudo com os outros.
Festas? Você adora, e está sempre de bom astral. O único perigo é
exagerar a dose e se tornar nervoso (a), inquieto (a) e pouco fofoqueiro (a).
Mesmo porque você adora "enfeitar" a realidade.

LETRA - D
Atencioso (a), ligado à família e com um senso maternal enorme,
você gosta de se sentir útil e necessário (a) e costuma assumir mais
responsabilidades do que pode. Sua palavra é uma só e dificilmente
você volta atrás. Muito ocupado (a), está sempre fazendo alguma coisa
e dificilmente tem uma hora livre para o lazer. O perigo é se tornar
dependente e infantil demais, "sempre pendurado (a) nos outros".

LETRA - E
Inteligente e comunicativo (a), você tem necessidade incrível de falar,
mas nem sempre diz tudo o que se passa pela sua cabeça. Movida pela
razão, só fica bravo (a) quando é desmentido (a) ou contrariado (a). E como
pensa muito, também tem dificuldade de se concentrar no que está fazendo.
Poderia se tornar um (a) ótimo (a) escritor (a), advogado (a) ou
professor (a).
Mas precisa controlar seu nervosismo e tomar cuidado para não virar
um (a) tagarela.

LETRA - F
Romântico (a), divertido (a) e cheio (a) de amor para dar, você quer que
todos gostem de você, e não economiza gentileza e simpátia.
Adora ser o centro das atenções e, da vida, quer apenas o melhor:
dinheiro, poder, sucesso... Mas basta aparecer uma criança que seu
coração derrete. Quanto ao lado negativo, bem, você tem um certo ar de mandão (dona) e pode se tornar muito egoísta se continuar se preocupando tanto com as coisas e com você. Afinal ninguém tem obrigação de ser perfeito.

LETRA - G
Sério (a) e honesto(a) no trabalho, você busca a perfeição em tudo o que
faz e se aborrece quando as coisas não saem como queria.
Pensa muito antes de agir, mas quando decide é capaz de mergulhar de
cabeça no que está fazendo e esquecer da vida. Assuntos ligados a saúde são os
seus preferidos, e poderia muito bem trabalhar nessa área. Cuidado com a
impaciência, que pode levá-la a um estress facilmente.

LETRA - H
Bastante ligado (a) em dinheiro e posição, sua personalidade cresce
quando você se vê diante de um desafio. "Vem quem tem" poderia ser
perfeitamente seu lema na vida. E você não fica dias buscando soluções
para os problemas: resolve tudo num segundo. Isso sem dúvida, faz de você
uma pessoa meio solitária, pouco chegada a brincadeiras e um tanto
quanto distante e severa. Será que toda essa eficiência não esconde uma certa
insegurança?

LETRA - I
Carinhoso (a), sensual e muito fiel, você tem necessidade de demonstrar
seu amor a todo instante e espera que a pessoa amada faça o mesmo.
Super-protetor (a) e muito prático (a), está sempre disposto (a) a
resolver os problemas dos amigos mais chegados. E costuma ficar bravo
(a) quando eles não aceitam sua ajuda ou seus conselhos. Outra grande
preocupação sua é o dinheiro, coisa de que você gosta bastante, não?
Cuidado para não se tornar uma pessoa muito teimosa, possessiva e
dependente.

LETRA - J
Você joga de igual para igual com qualquer pessoa. Não se sente
melhor nem pior que ninguém e tem uma cabeça bastante aberta. Ficar
parado (a)? Impossível! Com sua agilidade mental e física, você passa o
tempo todo lendo (adora estudar), não perde uma oportunidade de viajar[
e tem uma paixão pela vida de dar inveja a qualquer um. Só não é legal
na hora de julgar os outros ou de dizer certas "verdades" à queima-roupa,
sem um pingo de diplomacia.

LETRA - K
Você tem muito poder! É independente, decidido(a) e tem um magnetismo
invejável, mas nem por isso vive anunciando suas qualidades. Ao
contrário. Gosta de ficar quieto (a), observando e tirando suas próprias
conclusões, sem se preocupar com a opinião alheia. A sensualidade é outro de seus pontos fortes , e você sabe explorá-la muito bem. Seus defeitos?
Ser ciumento (a), meio possessivo (a), por isso cuidado com certas
manias.

LETRA - L
Essa coisa de grupo definitivamente não faz sua cabeça. Seu negócio
é um de cada vez e, quando sai com um amigo ou um (a) paquera, não
quer mais ninguém por perto. Nessas horas você fica totalmente à
vontade, e, até tira de letra qualquer desentendimento que possa surgir.
Agora, se há uma coisa que deixa você nervoso (a) é ter que tomar uma
decisão.
Ufa, como é difícil, não? Por isso, às vezes, você parecia teimosa(o).
Ou preguiçosa (o) e desligada (o). Mas é tudo fuga.

LETRA - M
Emotivo (a) e muito ligado (a) à família, você exagera nos seus cuidado
se corre o risco de sufocar aqueles que ama. Mas isso é porque tem
muita energia e precisa manter as mãos e a cabeça sempre ocupadas com
alguma coisa. Nas relações de amor ou de amizade, quando se machuca,
você se recolhe para dentro de si mesmo (a) e só sai depois de um pedido
de perdão.
Quer um conselho? Controle melhor seu temperamento e deixe as pessoas
amadas mais na delas.

LETRA - N
Criativo (a), dinâmico (a) e inteligente, você é um (a) trabalhador (a)
incansável, disciplinado (a) e sempre disposto (a) a colaborar com os
outros, sem nenhuma outra intenção a não ser a de ajudar.
Prático (a), consegue executar tarefas cansativas e monótonas, que a
maioria das pessoas detestaria encarar. Mas quando está trabalhando
odeia ser interrompido (a). É muito critico (a) como você mesmo (a) e
com os outros.

LETRA - O
Em casa, rodeada pela família, você se sente uma rainha: assume
qualquer responsabilidade, resolve todos os problemas, se emociona
com todas as situações. Mas se alguém o (a) magoar é capaz de dias em
silêncio, curtindo sua mágoa. Não, você não é vingativa, mas é possível
que passo anos sem falar com a pessoa que o (a) ofendeu. Cuidado! Esse
negócio de controlar manipular a vida dos outros pode acabar virando loucura.

LETRA - P
Você busca a paz a qualquer preço, nem que seja... brigando! E nem de
longe imagina viver ao lado de pessoas que se relacionam à base de tapas e
berros, sejam elas sua mãe, seu pai ou o grande amor da sua vida.
Além de paz, seu coração precisa muito de amor. E você está sempre
namorando. Mas que ninguém tente prendê-la ou proibi-la disso ou daquilo, porque, aí, é adeus na certa. Só tome cuidado para não julgar e criticar os outros.

LETRA - Q
Você tem um bom coração e está sempre disposta a ajudar os menos
favorecidos. Vive tentando encontrar soluções para os problemas que
afligem a humanidade e sabe direitinho como agir quando está interessada
em alguma coisa, pois costuma correr atras do que quer. Em geral é movida
pela intuição, que em você é muito forte. O difícil é manter os dois pés no
chão e fazer uma coisa de cada vez, já que está sempre envolvida com mil
planos.

LETRA - R
Quando se trata de resolver os problemas dos outros, você pensa e age
como se fosse a pessoa mais sábia do mundo. Quando o problema é seu,
fica totalmente confuso (a). Isso acontece porque gostaria de decidir as
coisas sempre com a cabeça fria. Mas como o coração tem mania de se
intrometer nas nossas dúvidas, fica difícil mesmo decidir. Quer um
conselho?
Controle sua ansiedade e não tenha medo de errar! Essa é uma boa maneira
de aprender, sabia?

LETRA - S
Você sabe perfeitamente o que quer da vida... e sempre consegue chegar
lá! Tem a maior habilidade para envolver as pessoas que podem ajudá-la a
tocar seus planos e não se importa nem um pouco em fazer um "teatrinho" quando necessário. Sua sensualidade não passa despercebida, e você aprendeu
a usar essa arma muito bem. Principalmente entre quatro paredes.
O perigo é se tornar muito dominador (a).

LETRA - T
Você tem tanto amor para dar, tanta compaixão, que é capaz de passar
a vida fazendo o bem para os outros, esquecendo que é uma pessoa e
que também precisa receber ajuda e amor. Tome cuidado: agindo assim,
pode acabar na posição de mártir. Até porque uma aura de santidade você
já tem. É lógico que algumas vezes, não consegue perdoar ou esquecer
um mal que lhe fizeram. Mas isso é o mínimo que pode fazer para se
defender.

LETRA - U
Amigável, aberto (a) e generoso (a), você é uma pessoa simpática,
respeitada e fácil de se lidar, mas quando se trata do seu dinheiro,
do seu tempo e de suas preocupações, nada é mais importante, nem
ninguém.
Isso, sem dúvida, é um sinal de que você tem muito o que aprender sobre
o crescimento da alma. Mas se controlar esse egoísmo e for um pouco
mais diplomático (a) no trato com as pessoas, já terá andado metade do
caminho.

LETRA - V
Você é uma lucidez fora do comum, quando se trata de julgar o mundo
e as pessoas. E toda vez que abre a boca diz a coisa certa. O problema é
que vive com um pé no chão e outro na lua, ligando e desligando sua
atenção com uma rapidez incrível. Por, isso ai com o que ocorre no
mundo ou a sua volta. Liberdade, para você, é a coisa mais importante
do mundo e, por isso, costuma resolver sozinho (a) seus problemas, sem
pedir ajuda ou conselhos a ninguém. Ordens? Você detesta, tanto dar
quanto receber. Só precisa aprender a controlar sua teimosia.

LETRA - W
Nada pode deixar você mais feliz do que um elogio. É capaz até de
dar uma festa, só porque alguém disse que é bonito (a). Em compensação,
costuma entrar na mais profunda depressão quando se sente humilhada
ou desrespeitada por alguém. E, em vez de por para fora sua indignação,
se esconde e se isola de todos. Com crianças, você se dá superbem e fica
totalmente a vontade para demonstrar todo o seu romantismo e sua
criatividade. Cuidado! Esse excesso de sensibilidade revela uma certa
vaidade pessoal, que precisa ser trabalhada. Pense nisso.

LETRA - X
Cheia de talentos, você possui muita energia e é capaz de levar seu
entusiasmo a extremos, deixando as pessoas atrapalhadas, com a maior
dificuldade em acompanhar seu ritmo. Pudera! Você se envolve em mil
projetos ao mesmo tempo! E, mesmo que não termine nenhum, agita tanto
no começo que é impossível para seus amigos ficarem de fora. Cuidado
para não se tornar muito confusa e dispersa, sem saber que rumo tomar.
Principalmente nas coisas do coração.

LETRA - Y
Muito independente, você adora conquistar títulos, pessoas e fãs.
É organizada, responsável e leva o maior jeito para ser chefe, pois
sabe comandar um grupo como ninguém. Com tudo isso, não é de admirar
que tenha um estilo todo próprio de fazer as coisas e não esteja nem aí
para o que os outros pensem ou digam. Com o dinheiro, você é até meio pão
dura, mas sabe muito bem fazer seu pé de- meia. Só precisa ter cuidado para
não virar uma esnobe. E achar que não há espaço para algumas bobagens em
sua vida, principalmente o amor.

LETRA - Z
Esta é a letra do destino. E se seu nome começa com Z, você tanto pode
ser o (a) maior sortudo (a) como ter vários problemas na vida, mesmo
que não faça nada para isso. Por outro lado, tem um ótimo coração, muita
criatividade e bastante energia física. Gosta de manter uma certa
privacidade e tem muitos segredos que não conta para ninguém. Sua personalidade muda bastante, dependendo da situação. E por isso, as vezes, as pessoas não conseguem entende-lo (a). Tente confiar um pouco mais nos outros e.. acredite: a felicidade existe!




CORES, PEDRAS E AROMAS PARA 2016

Foto: iStock
Dicas para lidar com os desafios mais marcantes em seu Ano Pessoal
A Numerologia pode revelar, de acordo com seu Ano Pessoal, os desafios que você pode vivenciar ao longo de 2016. Sabendo de antemão essas tendências, você pode ter a Cromoterapia, a Geoterapia e a Aromaterapia como aliadas. Usando as cores, pedras e essências mais indicadas, você pode lidar melhor com as características e situações que tendem a ser mais marcantes em seu ano.

Para confirmar qual o seu Ano Pessoal em 2016 +seu nome completo e data de nascimento.

ANO PESSOAL 1
Você possivelmente se deparará com medos de tomar um novo rumo na sua vida. Seja por meio de um emprego diferente, de um novo relacionamento ou o investimento num projeto pessoal. O medo deste passo renovador e ousado talvez se faça presente. Arriscar, ter coragem e iniciativa são fundamentais neste ano.
Pedra: A Fluorita relaciona-se bem com mudanças, especialmente as mentais. Contém também elementos que eliminam as impurezas, o ranço e padrões passados para que a transformação interna seja alcançada. Carregue a pedra com você ou deixe em ambientes onde fique com mais frequência.
Cor: vermelha, que traz coragem, independência, estimula a enfrentar novos desafios. Use roupas nessa cor sempre que possível.
Aromas: Gerânio traz coragem, trabalha o medo dos novos desafios. Cipreste + Junípero: para iniciar coisas novas. Use 2 a 3 gotas diluídas em água no aromatizador elétrico nos ambientes (casa, trabalho) ou no carro.

ANO PESSOAL 2
Você provavelmente enfrentará conflitos que demandarão muita paciência e diplomacia. Por isso, poderá temer as divergências e a desarmonia em suas relações. Além disso, seu ano de 2016 será marcado por um ritmo mais lento e com as emoções em alta. Por isso, poderá reagir de forma impaciente e não querer trabalhar sua sensibilidade emocional em alta neste período.
Pedra: a Ametista é a pedra da sabedoria equilibrada e humilde, o arquétipo do Sábio. Ela nos ensina humildade, pois mostra a infinitude do que nos cerca, nos faz enxergar o quanto o ego e nossas preocupações cotidianas são pequenas.Carregue a pedra com você ou deixe em ambientes onde fique com mais frequencia.
Cor: laranja, que ajuda a enfrentar novos desafios em conflitos e relacionamentos interpessoais, movimenta e estimula decisões a serem tomadas. Use roupas nessa cor sempre que possível.
Aromas: Mandarina trabalha flexibilidade, tolerância, rigidez interna. Use 2 a 3 gotas diluídas em água no aromatizador elétrico nos ambientes (casa, trabalho) ou no carro.

ANO PESSOAL 3
O medo de se expor e de se expressar com mais leveza e autoconfiança talvez seja percebido neste ano. Desse modo, talvez prefira evitar os contatos sociais e transmita o que se passa em seu íntimo de uma forma indireta, crítica ou muito tímida. É importante desenvolver maior habilidade comunicativa para que as pessoas entendam claramente o que pensa, sente e quer.
Pedra: a Água-marinha ajuda a sair do turbilhão de emoção e a expor o que se sente em palavras. Ela é perfeita para ajudar na exteriorização da criatividade, para facilitar a comunicação. Ela usa a suavidade da água, de seu nome, para encontrar o caminho entre os bloqueios na habilidade de se expressar. Carregue a pedra com você ou deixe em ambientes onde fique com mais frequência.
Cor: amarela, que trabalhar criatividade, concentração e comunicação.Use roupas nessa cor sempre que possível.
Aromas: Mentha traz clareza e organização da mente, dá equilíbrio mental. Pinho trabalha a comunicação e o diálogo. Use 2 a 3 gotas diluídas em água no aromatizador elétrico nos ambientes (casa, trabalho) ou no carro.

ANO PESSOAL 4
Diante da necessidade de buscar mais estabilidade em sua vida neste ano, você talvez tenha medo de lidar com maiores responsabilidades. E prefira evitar os deveres familiares e os compromissos profissionais, os quais serão instrumentos para você alcançar mais segurança neste seu 2016. É preciso desenvolver maior praticidade, determinação e maturidade.
Pedra: a Sodalita prepara a mente para o recebimento da visão interior e do conhecimento intuitivo. Extrai pensamentos profundos, desobstruindo a mente para que funcione apropriadamente. Proporciona a habilidade de pensar de forma racional e intelectual para chegar a conclusões lógicas. Estabiliza o poder mental e permite realizar a mudança do emocional para o racional.Carregue a pedra com você ou deixe em ambientes onde fique com mais frequência.
Cor: verde trabalha o equilíbrio e a harmonia para ajudar a trazer estabilidade, segurança e lidar com as responsabilidades. Use roupas nessa cor sempre que possível.
Aromas: Vetiver dá estrutura, fortalece o caminhar na vida. Camomila Romana dá segurança e estabilidade. Use 2 a 3 gotas diluídas em água no aromatizador elétrico nos ambientes (casa, trabalho) ou no carro.

ANO PESSOAL 5
Mudanças - muitas vezes por meio de crises e oportunidades inesperadas - serão a tônica deste ano. Então, o medo de viajar, de mudar de residência, de emprego ou de curso poderá ser sentido por você neste 2016. Desenvolver a postura receptiva ao novo e a versatilidade para lidar com inúmeras alterações em sua rotina serão os aprendizados desta época.
Pedra: a Malaquita trabalha para revelar os medos mais profundos sobre mudanças e crescimento, e auxilia no reconhecimento e utilização dos poderes individuais. Por isso, é uma pedra perfeita para trabalhar a abundância, a prosperidade e a manifestação dos desejos.Carregue a pedra com você ou deixe em ambientes onde fique com mais frequência.
Cor: Turquesa traz harmonia, tranquilidade para ajudar a enfrentar as mudanças que possam surgir nesse ano.Use roupas nessa cor sempre que possível.
Aromas: Gerânio+Canela traz coragem para mudar. Patchouly quebra padrões, dificuldade de mudanças. Laranja Amarga deixa o novo chegar, ajuda a criar oportunidades para o novo. Use 2 a 3 gotas diluídas em água no aromatizador elétrico nos ambientes (casa, trabalho) ou no carro.

ANO PESSOAL 6
Concretizar seus ideais sociais e familiares demandarão muita paciência, compreensão e realismo neste ano. E por temer a decepção de não alcançar o nível de satisfação que almeja, poderá desanimar. E evitar encarar de frente os problemas de relacionamento na família, com amigos e colegas de trabalho. Seus relacionamentos, inclusive com a pessoa parceira, demandarão mais compaixão e diplomacia para que você consiga harmonizá-los.
Pedra: Quartzo Rosa é ligado ao Chakra do coração. Sua energia é essencial à autorrealização e a paz interior. Alivia as mágoas do coração. Ensina o amor-próprio e o poder do perdão. Dissolve as cargas acumuladas que reprimem a capacidade do coração de dar e receber amor.Carregue a pedra com você ou deixe em ambientes onde fique com mais frequência.
Cor: azul trabalha a harmonia, a tranquilidade para enfrentar problemas familiares e profissionais. Use roupas nessa cor sempre que possível.
Aromas: Rosa cicatriza feridas abertas no físico e na alma, trabalha rejeição. Jasmim resgata a autoestima e o amor próprio. Limão traz clareza ao falar e se expressar, traz objetividade na comunicação.Use 2 a 3 gotas diluídas em água no aromatizador elétrico nos ambientes (casa, trabalho) ou no carro.

ANO PESSOAL 7
O medo de se mostrar vulnerável diante de determinados desafios poderá ser notado por você neste ano. E isso talvez gere a resistência em compreender seus desejos íntimos e o que precisa superar nesta época. Daí talvez evite uma terapia, uma prática religiosa, enfim, o processo de autoconhecimento mais intenso que essa época permite.
Pedra: a Azurita, de um belíssimo azul royal, atrai por sua cor, mas é uma pedra profunda, com o dom de mostrar o que é difícil de ver sobre si mesmo. Ajuda no autoconhecimento, dando suporte para enxergar o que devemos lidar. Carregue a pedra com você ou deixe em ambientes onde fique com mais frequencia.
Cor: violeta trabalha a transformação, a espiritualidade.Use roupas nessa cor sempre que possível.
Aromas: Lemongrass trabalha intuição. Nardo traz proteção, ajuda nas transformações. Use 2 a 3 gotas diluídas em água no aromatizador elétrico nos ambientes (casa, trabalho) ou no carro.

ANO PESSOAL 8
Este é um ano para realmente pensar grande e visar metas desafiantes. Por isso, talvez tenha medo de se perceber com bastante ambição. Querer o sucesso, almejar ter mais dinheiro e reconhecimento são aprendizados desta época. Por isso, não tenha medo das responsabilidades e de seu poder pessoal.
Pedra: a energia do Citrino assemelha-se à do sol, que aquece, conforta, penetra, energiza e dá vida. Por manifestar-se com firmeza, transfere esse senso de certeza interior, ajudando as pessoas que necessitam de confiança e segurança. Carregue a pedra com você ou deixe em ambientes onde fique com mais frequência.
Cor: rosa traz a afetividade, o amor, ajuda no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.Use roupas nessa cor sempre que possível.
Aromas: Canela trabalha a energia da prosperidade. Gerânio ajuda a trabalhar novos desafios e enfrentar os medos. Laranja Doce trabalha a confiança em si. Use 2 a 3 gotas diluídas em água no aromatizador elétrico nos ambientes (casa, trabalho) ou no carro.

ANO PESSOAL 9
Como este ano demandará o desenvolvimento do desprendimento, talvez tenha medo de se desapegar, mesmo daquilo que não lhe satisfaz mais. Saiba reconhecer que a existência é marcada por ciclos que iniciam, se desenvolvem e terminam, para outros começarem.
Pedra: Quartzo Fumê inspira a aceitar o desafio e a responsabilidade de mudar a qualidade da vida pessoal. Ajuda a transformar atitudes escapistas em incentivo necessário para mudar a vida de alguém. Carregue a pedra com você ou deixe em ambientes onde fique com mais frequência.
Cor: Amarelo Ouro ou Dourado traz a proteção divina, ajuda a trabalhar o amor incondicional e o desapego. Use roupas nessa cor sempre que possível.
Aromas: Nardo traz proteção. Rosa trabalha o amor incondicional e o amor a si próprio.Use 2 a 3 gotas diluídas em água no aromatizador elétrico nos ambientes (casa, trabalho) ou no carro.

*Com a colaboração de Simone Kobayashi e Yubertson Miranda *
SOBRE O AUTOR:SOLANGE LIMA
Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »
contato: solange@solangelima.net
Revista Personare