Rieu

19/02/2017



MISHPATIM: DEIXA QUE A TUA LUZ BRILHE


"Isto, acima de tudo, para o teu próprio ser verdadeiro." Estas palavras sábias de William Shakespeare reflectem a verdade duradoura para a humanidade.

No nosso mundo de fiscalidade onde a conformidade é a norma, é tão difícil sermos quem somos, expressar a essência mais profunda do nosso coração, e isto é só aquilo que o Criador nos pede verdadeiramente. É preciso uma grande coragem para sermos nós próprios.

Na leitura da porção desta semana, Mishpatim, descobrimos que versa sobre as leis sociais de comportamento, o que inclui as leis da escravatura. Na porção da semana passada de Yitro, devem lembra-se que o primeiro dos Dez Mandamentos era a frase "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da casa dos servos".

Por que motivo é que tantas partes da Bíblia são dedicadas aos temas desconcertantes de escravidão - aspectos da história que não nos são relevantes hoje, pelo menos como uma construção socialmente aceite? O Rav dizia muitas vezes que se ele só lesse literalmente as histórias desconcertantes da Bíblia, talvez nunca tivesse continuado os estudos. O que o Rav aprendeu do seu professor é que todas as nuances das palavras da Bíblia estão a transbordar de significados que são propósito e método à vida.

O Zohar revela que, tal como todos os conceitos da Bíblia, as ideias de escravidão não são para ser levadas literalmente. Elas representam aspectos da natureza humana que é suposto lutar e ganhar de forma a descobrirmos a nossa verdadeira natureza.

Se olharmos para o nosso interior podemos descobrir que por vezes vivemos em escravidão. Não estamos todos nós um pouco escravizados a alguma coisa - seja poder, riqueza, sabedoria, controlo ou aprovação, só para nomear alguns? Cada um de nós tem desejos que nos conduzem para um local onde já não nos sentimos verdadeiramente livres. Quantas vezes temos medo de dizer aquilo em que acreditamos verdadeiramente porque é tão importante a forma como o mundo nos vê? Eu acho que nós estamos tão ocupados a tentar parecer bem que nos esquecemos que a nossa essência é ser bons. Mais importante, nós esquecemos-nos de ser verdadeiros connosco. Porque ao sermos verdadeiros connosco, podemos revelar a única faísca do Divino que o Criador nos deixou e investiu em nós de forma a podermos emaná-la para todo o mundo.

Esta semana, relembrem-se que mais ninguém tem a faísca do Criador que nós temos. A nossa missão espiritual, se escolhermos aceitá-la, é encontrar forma de a revelar. Não tenham medo de serem quem são, ou deixarem que outros sejam quem são. Sê aquilo que nasceste para ser. Porque ninguém, mesmo ninguém, pode ser tu como tu podes. Deixa a tua Luz brilhar.

Esta semana, sê verdadeiro contigo. Guiar-te á para o teu verdadeiro Norte.

Desejo-vos uma semana abençoada.

Karen


Se você receber este e-mail de um amigo e gostaria de subscrever : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário