Rieu

04/12/2016

A ESCOLHA








Cada minuto, cada dia, semana, mês e ano tem a sua única energia. Como diz na Bíblia, "Existe uma estação para tudo". Existe um momento para semear e um momento para colher. Um momento para planear e um momento para agir. A energia desta semana, a semana de Vayetze, como descobriremos juntos, inclina-se para uma viragem na nossa consciência. Com o estudo espiritual e um conhecimento mais profundo que traz, seremos capazes de ver as coisas de forma diferente no final desta semana do que vimos no início.


Em Vayetze, encontramos Jacob a começar uma jornada espiritual. Depois de viajar muito, conhece Rachel e apaixona-se imediatamente por ela. O pai de Rachel, um bruxo malvado chamado Saba, obriga Jacob a trabalhar sete anos antes de se poder casar com Rachel. No dia do casamento de Rachel e Jacob, Laban concebe um plano para enganar Jacob, vestindo a sua outra filha Leah de noiva e sem saber, Jacob casou com ela. Para ganhar a união com Rachel, a sua verdadeira alma gémea, Jacob concorda em trabalhar mais sete anos para Laban. Vayetze significa "e ele foi". Algumas semanas atrás tivemos a porção de Lech Lecha, que traduzida quer dizer "Tirar-te daí". Será esta outra porção na qual a Bíblia nos está a implorar para embarcar numa jornada espiritual? Para abandonar a nossa zona de conforto? Para sairmos de nós? De alguma forma, sim, eu acredito que sim. Contudo, existe uma grande diferença; um novo nível de compreensão para nós aqui. Um nível a partir do qual eu acho que qualquer pessoa que entre numa vida espiritual pode beneficiar dela.


Enquanto de Lech Lecha aprendemos os benefícios de sair da nossa natureza, ficando desconfortáveis e alargando-nos aos outros, a história de Jacob na porção de Vayetze é a história do que acontece quando escolhemos levar o nosso trabalho espiritual. Tal como Abraham, Jacob teve que deixar o local que ele considerava a sua casa - o seu conforto e segurança pessoais - para passar ao próximo nível de espiritualidade, mas ao fazê-lo, ele encontrou tantas dificuldades, tantas oportunidades de escolher ou dizer, "Ná, isto não é para mim." O segredo que a porção de Vayetza revela é que a forma como crescemos espiritualmente é através das escolhas que fazemos para nos mantermos, com preserverança. Muitas vezes ouço estudantes a dizer que o momento em que assumiram um compromisso verdadeiro e disseram, "Eu vou ser mais espiritual", foram confrontados com escolhas. De repente apareceram situações. "Porquê agora", perguntam, "agora que tomei esta grande decisão e que quero fazer mais e ser mais?"
A resposta é: de forma a fazer mais e ser mais, devemos sempre continuar a re-escolher estar na caminhada. Para continuar a trabalhar mais sete anos apesar dos primeiros sete não nos terem dado exatamente aquilo que queríamos.


Que escolhas é que te deparas neste momento?
Esta é uma boa semana para pensares nelas, e para começares a vê-las com uma luz diferente. Por que qualquer encruzilhada que apareça no caminho nos próximos sete dias, grande ou pequena, é uma oportunidade para escolhermos de novo.


O caminho espiritual é aquele que estará sempre cheio de desvios, obstáculos, ou encruzilhadas. É aprendendo a ve-las como meio de nos tornarmos a causa e escolher o nosso destino, para escolher o caminho da Luz. No final de tudo, não é por isso que este mundo foi criado para nós? Para que pudéssemos ser a razão, a fonte da nossa satisfação.

Esta semana, a escolha é tua de continuar a seguir para Norte.

Desejo-vos uma semana abençoada,

Karen 


































Nenhum comentário:

Postar um comentário