Rieu

27/04/2016

12 Usos do Óleo Essencial de Lavanda



São diversas as utilidades e benefícios dos óleos essenciais, como já falamos anteriormente neste artigo. No entanto, dentre todos os que você pode encontrar, o óleo de lavanda é, sem dúvida, um dos mais versáteis e completos. É normalmente usado como efeito calmante, pois sua deliciosa fragrância estimula a calma e o equilíbrio, e também é aplicado para fins dermatológicos, no tratamento de feridas, equimoses e irritação na pele. 

Aviso: Antes de usar qualquer óleo essencial, lembre dessas informações: esse produto nunca deve ser aplicado diretamente na pele, a não ser que esteja diluído um óleo não-essencial, como o de amêndoas, abacate, coco, gergelim, girassol ou semente de uva. 

Veja abaixo 12 ótimas utilidades do óleo essencial de lavanda:

1. Efeito calmante: Caso esteja sentindo muita ansiedade, esfregue duas ou três gotas de óleo de lavanda misturado com uma colher de sopa de outro tipo de óleo nas mãos e deixe-as em formato de concha. Leve as mãos até o nariz e inale, e sinta o aroma descer pelas narinas até chegar à amídala - esta é a parte do cérebro que processa suas emoções. Esfregue a mesma mistura nos pés e nos pulsos para acalmar o corpo. Se sente a necessidade de utilizar um pouco mais, combine 12 gotas de óleo essencial de lavanda com 30 ml do óleo de sua preferência. Coloque em um recipiente de vidro de cor escura e utilize quando achar necessário.

2. Sono restaurador: Se você está com problemas para dormir e tem acordado com frequência durante a noite, use o método descrito no item 1 (das palmas das mãos) antes de ir para a cama. Você também pode pingar uma gota do óleo essencial puro no seu travesseiro para sentir o aroma enquanto repousa. Você certamente dormirá melhor.

3. Aliviar uma picada de inseto: Misture uma gota de óleo de lavanda com meia colher de sopa do óleo de sua preferência e aplique na região afetada. A coceira e o inchaço vão diminuir.

4. Queimaduras leves e pequenas: Misture duas ou três gotas do óleo de lavanda com o óleo de sua preferência e aplique nas queimaduras. A lavanda diminui a vermelhidão, o inchaço e a dor.

5. Tratamento de cortes: Combine uma gota de lavanda com outro óleo comum e aplique sobre o corte para parar o sangramento e matar quaisquer bactérias que possam surgir na região afetada.

6. Tratamento de eczema ou dermatite: Misture algumas gotas de óleo de lavanda (você pode misturar 12 gotas com o óleo de sua preferência) e aplique nas áreas onde há o eczema ou a dermatite.

7. Acabar com enjoos e náuseas: Combine uma gota de óleo essencial de lavanda com uma colher de sopa do óleo de sua preferência e esfregue atrás das orelhas para aliviar o mau estar causado pelo enjoo ou náusea.

8. Acabar com sangramento no nariz: Adicione uma gota de óleo de lavanda em um lenço e enrole um cubo pequeno de gelo. Coloque esse gelo envolto no lenço na área entre o lábio superior e as narinas. Mantenha o máximo que puder, mas não por muito tempo para não machucar o lábio e a gengiva com o gelo.


9. Hidratar pele seca ou com rachaduras: Pegue a mesma mistura de óleo de lavanda com óleo comum e passe na pele para hidratá-la, ou nas áreas com rachaduras. Essa mesma mistura pode ser usada para lábios rachados ou com irritação após exposição ao sol.

10. Aliviar alergias: Algumas pessoas sofrem de febre dos fenos, uma espécie de alergia causada ao inalar pólen, o que causa espirro, congestão nasal, coceira no nariz, boca e garganta e outras áreas. Para aliviar esses sintomas, basta misturar uma gota de óleo essencial de lavanda com uma colher de sopa do óleo de sua preferência, esfregar nas palmas das mãos, fazer um formato de concha e inalar. O mesmo pode ser feito para outros tipos de alergias.

11. Eliminar caspa: Utilize a mesma mistura de 12 gotas de óleo de lavanda com 30 ml de óleo para acabar com a caspa e esfregue no seu couro cabeludo.

12. Tratamento de afta: Misture uma gota de óleo essencial de lavanda em meia colher de sopa do óleo de sua preferência e aplique na afta.
Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

FONTE:TUDO POR E-MAIL
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário