Rieu

26/11/2015

PERSONALIZE SUA DECORAÇÃO DE NATAL COM O FENG SHUI

Imagem Istock
Dicas ensinam a harmonizar os ambientes nas festas de fim de ano

Ao longo do ano, aplicamos as recomendações do Feng Shui em nossa casa e em nosso local de trabalho, visando obter saúde, harmonia e prosperidade para nós e para as pessoas que nos cercam. Na época das festas, a maioria dos locais recebe elementos extras através dos enfeites de Natal. Mas precisamos nos certificar de que a decoração natalina respeite a harmonia existente no espaço, garantindo, assim, alegria e paz nas festas de fim de ano.

OS CINCO ELEMENTOS CHINESES

Árvore - Cores: verde, azul claro | Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros | Materiais: plantas
Fogo - Cores: vermelho, rosa forte, laranja, púrpura |Formas: triângulos, pirâmides, estrelas | Materiais:lâmpadas e velas acesas
Terra - Cores: amarelo, marrom, bege | Formas:quadrado, linhas horizontais | Materiais: pedras, vasos de argila e cimento
Metal - Cores: dourado, prateado, branco, cinza |Formas: círculos e arcos | Materiais: som de metal, cabaças
Água - Cores: preto, azul cobalto, azul marinho |Formas: formas sinuosas e irregulares | Materiais:líquidos

Os enfeites de Natal podem ser classificados em um dos cinco Elementos chineses, conforme suas características (veja box ao lado).
O formato cônico do pinheiro de Natal, bem como as luzes decorativas, estão associados ao elemento Fogo, por exemplo. Já a tradicional cor verde do pinheiro tem ligação com o Elemento Árvore, embora hoje em dia possamos encontrar com facilidade pinheiros de Natal nas mais diversas cores, como rosa, azul e prateado.
De acordo com o Mestre Joseph Yu, do Feng Shui Research Center, para evitar que sua decoração de Natal perturbe o equilíbrio das energias em sua casa, basta que você tenha todos os cinco Elementos no ambiente.
Por exemplo, uma árvore de Natal tradicional traz a energia dos elementos Fogo e Árvore, por conta de seu formato de pirâmide e da cor verde, respectivamente. Precisamos, então, para completar o ciclo, inserir os Elementos Terra, Metal e Água. Para trazer a energia do Metal você pode acrescentar bolas prateadas e douradas em sua árvore. Já para a energia de Terra, uma opção é deixar as caixas de presentes, quadradas e retangulares, próximas à árvore. Se quiser caprichar ainda mais, faça os embrulhos em tons de amarelo, caramelo, bege e marrom - cores ligadas à Terra. Você também pode ter objetos decorativos em cerâmica e pedras neste local, que pertencem, ainda, a este Elemento. Já a Água pode estar presente na forma de uma toalha ou um tapete azul marinho ou preto sob a árvore de Natal.
Quando o ciclo dos Cinco Elementos está completo, o qi - energia vital (veja aqui o que significa) - vai fluir e trazer boa sorte para a família.Confira abaixo algumas sugestões de decoração de Natal para cada elemento:

ÁRVORE
O próprio pinheiro de Natal, velas decorativas compridas (apagadas), em diferentes tons de verde e azul claro, e longas fitas verdes arrematando laços.
FOGO
Lâmpadas coloridas piscando, velas acesas, laços vermelhos, estrelas, pirâmides e objetos decorativos em tons de vermelho, laranja, rosa e púrpura.
TERRA
Caixas de presentes quadradas e retangulares, embaladas em papéis em tons de amarelo, caramelo e bege; presépio em argila ou pedra; uma toalha amarela ou de juta sobre uma mesa quadrada.
METAL
Uma árvore de Natal prateada, bolas e guirlandas em tons de metal: dourado, prateado, cobre.
ÁGUA
Laços e longas fitas sinuosas em tons de azul escuro ou preto, bolas com decoração de listras onduladas.
Mas, atenção! A ideia não é simplesmente acrescentar os cinco Elementos na decoração. Antes disso, é importante que você analise quais deles já estão presentes de maneira marcante naquele ambiente."Mas, atenção! A ideia não é simplesmente acrescentar os cinco Elementos na decoração. Antes disso, é importante que você analise quais deles já estão presentes de maneira marcante naquele ambiente."
Por exemplo, se você vai montar sua árvore de Natal junto a uma parede pintada de amarelo, cor do elemento Terra, você não precisará acrescentar ainda mais deste elemento no local. Se a árvore ficará junto a um sofá preto ou azul marinho, provavelmente não será necessário adicionar mais Água ali, já que as cores simbolizam este Elemento.
Agora, se você já contratou uma consultoria profissional de Feng Shui para o seu imóvel, siga as recomendações do consultor também para a decoração de Natal, pois ele avaliou de maneira personalizada as energias da sua casa.
Boas festas e um final e início de ano com muita harmonia e felicidade!
SOBRE O AUTOR:;ALINE MENDES
É arquiteta e consultora de Feng Shui e Geobiologia, autora do livro "Feng Shui - Terapia de Ambientes" e representante oficial do Feng Shui Research Center no Brasil. Saiba mais »
REVISTA PERSONARE



Nenhum comentário:

Postar um comentário