Rieu

07/07/2015

COMO AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Descubra o que mais atrapalha sua concentração e confira dicas para focar
Hoje, com a grande quantidade de informações que recebemos a uma velocidade assustadora, fica difícil mensurar o quão produtivos somos e o que realmente nos ajuda ou atrapalha nesse quesito. Por mais complexo que possa parecer, a resposta é bem simples: basta estar focado no aqui e agora. Embora pareça um clichê, essa dica é infalível - apesar de na maioria das vezes ser extremamente difícil colocá-la em prática. O grande obstáculo está justamente no fato curioso de que o que mais atrapalha o nosso foco são ferramentas que, a priori, têm a função de facilitar e tornar nossas vidas mais práticas, como o celular, as redes sociais, os emails e os diversos aplicativos que existem.
A grande questão é saber usar de forma adequada e equilibrada essas ferramentas que, de fato, podem nos ajudar muito. Afinal, o problema não está nas ferramentas em si, mas sim no mau uso que fazemos delas. Ou seja, a responsabilidade é toda nossa! O lado bom disso é que para mudar e aumentar nossa produtividade, também só depende de cada um de nós.
O QUE FAZER PARA MUDAR?
Faça um pequeno experimento: quando precisar focar em alguma atividade, se desligue das demais por completo até terminar. Desligue (ou tire de perto de você) o celular, feche a caixa de emails, se desconecte das redes sociais, avise aos colegas que você não poderá ser interrompido pelos próximos minutos e foque no aqui e agora. Você vai sentir muita diferença e logo terá tempo para acessar todas as outras ferramentas, sem se atrapalhar. A ideia não é se desconectar do mundo, cada ferramenta tem seu valor social, porém é preciso ter parcimônia e bom senso.
Uma outra maneira de aumentar sua produtividade é determinar horários para cada atividade. Faça intervalos entre uma tarefa e outra e estipule uma pausa para acessar as demais ferramentas. Por exemplo: para cada 60 minutos de atividade focada, tire 15 minutos para acessar outros conteúdos. Após esse período, trave tudo, retomando ao ponto de onde parou.
USANDO O EMAIL NO DIA A DIA
No ambiente corporativo o email é uma ferramenta fundamental, mas como tudo na vida é preciso ter disciplina para usá-la. Uma boa dica para se organizar e aumentar sua produtividade é deixar na caixa de entrada somente o que estiver em andamento ou o que for pendência. Estipule horário para ler as mensagens: na primeira hora da manhã, antes e depois do almoço, e antes de terminar o expediente. Arquive os demais emails em pastas, para facilitar a pesquisa depois. Não deixe a caixa de entrada aberta o dia inteiro, principalmente quando estiver no meio de uma atividade.
personal organizer Thais Godinho, do site Vida Organizada, sugere, ainda, que você habilite uma resposta automática para suas contas de emails, avisando que checa suas mensagens em tais horários e que se o assunto for realmente urgente você pode ser contatado através de um outro canal. Dessa forma, as pessoas vão começar a mandar menos emails desnecessários ou juntar todas as perguntas em um só. E não se preocupe: se o assunto for realmente urgente, a pessoa vai lhe contatar de alguma forma, então você não precisa ficar desesperado checando sua caixa de entrada a cada 5 minutos.

EVITE A TENTAÇÃO DAS REDES SOCIAIS
Essa dica chega a ser óbvia: não use redes sociais no trabalho. Se você trabalha com isso, experimente utilizar outras plataformas para administrá-las e agendar posts. Dessa forma, você não precisa entrar nessas mídias, acabar caindo na tentação de checar todas as últimas atualizações e perder horas nisso. Se você tem a liberdade de usar redes sociais para fins pessoais no seu trabalho, procure estipular um horário para isso e só acesse depois que tiver terminado suas metas diárias.
USE O CELULAR DE FORMA CONSCIENTE
Atualmente é quase impossível encontrar alguém que não tenha um smartphone e que esteja conectado quase 24h por dia. Mas, no ambiente de trabalho, é preciso conter a ansiedade e procurar responder mensagens e chamadas pessoais somente no fim do dia. Uma boa prática é deixar o aparelho sempre no modo silencioso. Dessa forma, você diminui os riscos de se distrair com notificações de novas mensagens, chamadas, etc. E quando estiver em reunião ou resolvendo questões que demandem foco total, não tem jeito: desligue o celular.
Independente da ferramenta, a regra é sempre a mesma: use com bom senso. Pense em formas produtivas de lidar com elas, sempre usando a criatividade, prezando pela produtividade. Use a tecnologia a seu favor! Pense sobre o ganho de não se deixar levar por essas distrações. E lembre-se que o tempo é a moeda de mais valor na atualidade. Portanto, invista nele que o retorno é garantido.
SOBRE O AUTOR: AMANDA FIGUEIRA (coladorador convidado)
Amanda é psicóloga, coach, consultora de carreira e mãe do Antonio. Site: www.amandafigueira.com.br / Email: amanda@amandafigueira.com.br
Revista Personare

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