Rieu

22/12/2014

CONSCIÊNCIA MENSAL

A Lua Nova de Capricórnio e Chanuká 2014: Sétima Vela – Abraçando Seu Reino


Hoje é a Lua Nova de Capricórnio, coincidindo com a sétima vela de Chanuká. A palavra em hebraico para este mês é Tevet, que tem como raiz “tov”, que significa bom, o que é especialmente adequado, considerando-se a energia especial de milagres com a qual temos nos conectado na última semana. 

Falando de forma geral, Capricórnio é um signo de polaridade. Ele tem o potencial de ser o signo mais materialista do zodíaco ou, pelo lado contrário, o mais espiritual. Muitos dos maiores videntes, líderes e canais espirituais foram capricornianos, entre eles Joana d’Arc, Nostradamus e Martin Luther King Jr., para mencionar apenas alguns. 

Embora os capricornianos sejam usualmente pessoas ambiciosas, trabalhadoras e dedicadas, a energia do signo é geralmente marcada por um sentimento subjacente de carência. Às vezes, as pessoas nascidas neste signo não acham que possuem o que deveriam possuir. Elas olham à sua volta e se perguntam “como eles têm isso e eu não?”. Isto porque trabalham arduamente e, ainda assim, aqueles que trabalham menos parecem colher mais.

A verdade é que todos nós, não importa de que signo sejamos, já nos sentimos desta maneira em algum momento de nossas vidas. Vemos o que os outros possuem ou realizaram e ficamos imaginando: quando vai chegar a minha hora? Quando será minha hora de receber essas coisas? Trabalhei duro. Fiz sacrifícios. Compartilhei. Por que as coisas parecem acontecer mais facilmente para os outros? 

No Kabbalah Centre, nos referimos ao mundo físico como o Mundo de Malchut ou “Reino.” Mas o que também aprendemos é que Malchut—meu mundo, meu reino—não pode ser seu reino, e seu reino não pode ser meu reino ou o reino de qualquer outra pessoa. Cada um de nós tem seu próprio pacote na vida. Quando indagamos “como ele conseguiu realizar x, y ou z e eu não?”, na verdade estamos dizendo “quero aquela parte do pacote dele que é iluminada, tem sucesso, é respeitada ou bonita”. Mas não enxergamos o panorama completo. Não enxergamos os anos de esforço e noites insones por trás da bênção do outro. Ou, sim, talvez uma pessoa tenha milhões de dólares, mas talvez sua esposa também tenha um câncer e seus filhos nem falem com ele.

Neste mês, temos o suporte da energia de trabalho duro de Capricórnio para fazer o esforço de realmente criar para nós aquelas coisas que admiramos nos outros e abraçar nosso próprio reino com todos os seus aspectos positivos e negativos. Afinal de contas, antes de chegarmos a esta encarnação nossa alma escolheu um conjunto específico de atributos e um conjunto específico de dificuldades, ambos perfeitamente projetados para nossa correção e crescimento. 

Da perspectiva do Criador, somos totalmente completos o tempo todo. É apenas por causa da nossa visão limitada da realidade que experimentamos carências. O Sol nunca vê o lado escuro da Lua. Para o Sol, a Lua está sempre brilhando. Para Deus, estamos sempre brilhando, porque Sua essência faz parte de todos nós. Nosso trabalho é abraçar esta essência, para que possamos nos tornar o que estamos destinados a ser. 

Hoje à noite, ao acendermos a sétima vela de Chanuká, vamos pedir ao Criador para nos enxergarmos como Ele nos enxerga – perfeitos e completos. Depois, vamos meditar em abraçar nosso reino com amor e nos tornar o que estamos destinados a ser.


Karen Berg - Diretora Espiritual do Kabbalah Centre

Nenhum comentário:

Postar um comentário