Rieu

23/10/2014

O Poder Relaxante Do Banho

(imagem publicada no google)


Depois de um estressante dia de trabalho, em pleno verão brasileiro, o que você mais deseja quando chega em casa? Um bom banho, certo?

Mais do que a higiene e o prazer de estar limpo, um banho pode aliviar tensões musculares e dores de cabeça, renovar as energias e deixá-la com um novo astral, pronta para uma bela noite de sono ou para virar a madrugada em uma festa.

Para transformar seu banho em um momento agradável, preparamos algumas dicas.

Temperatura da água

A temperatura da água define a ação dos banhos, seja no chuveiro ou na banheira. "Eu não gosto de proibir os banhos quentes, por serem um dos prazeres da vida, mas a água quente deve ser evitada, pois agride a pele. Quem tem o hábito de tomar banhos quentes deve saber que isso causa desidratação, ressecamento e a longo prazo acentua a flacidez da pele", explica a dermatologista Ligia Kogos.

A água morna é mais aconselhável, além de ser refrescante e estimulante. E o banho não precisa ser demorado; pelo contrário, é melhor que seja rápido. "Alternar o banho com água morna e fria é uma técnica que vem sendo usada para quem quer melhorar a circulação do sangue, prevenindo, por exemplo, o aparecimento de varizes", aconselha Ligia.

Esponjas

Massagear o corpo com esponjas e buchas naturais é bom para ativar a circulação e remover células mortas. "Com movimentos circulares e suaves, sempre de baixo para cima, a massagem dá mais energia e disposição, mas não deve ser feita todos os dias, pois, em excesso, diminui a proteção natural da pele e pode causar problemas dermatológicos", alerta.

Para as mulheres, a massagem pode auxiliar na prevenção de celulites. "Estimula os terminais nervosos e os vasos sanguíneos", diz a dermatologista.

Sabonetes

O cuidado na escolha do sabonete é fundamental. "A pessoa deve optar para o banho e para as mãos por sabonetes à base de glicerina e óleos lubrificantes", explica Ligia Kogos.

Segundo a especialista, o uso de grandes quantidades de sabonetes durante a limpeza também pode prejudicar a pele. "É fundamental que o sabonete seja retirado com bastante água", afirma.

Banho terapêutico

"O banho é um momento de cuidado da mulher. Nele deve congregar diversas técnicas, produtos, aromas e massagens para ter um efeito relaxante completo. É importante que ele seja praticado com prazer. Feito da maneira correta, torna-se um poderoso aliado da beleza feminina", diz o terapeuta Márcio Passos.

Para acalmar, relaxar e acabar com o estresse, ele ainda indica um banho especial. "Em uma banheira com água morna, coloque pétalas de 21 rosas brancas, três colheres de sopa de mel e a mesma quantidade de leite. Acrescente ramos de alecrim e hortelã", aconselha o terapeuta.

Para relaxar melhor, Márcio aconselha ficar dentro da banheira cerca de 40 minutos. "Fique com olhos fechados, tentando não pensar em nada, prestando atenção apenas na respiração", ensina.

Para completar o clima de relaxamento, o terapeuta aconselha também que faça o banho em um ambiente calmo, com incenso, velas perfumadas e música relaxante.

Depois dessas dicas, seu banho nunca mais será o mesmo!


Fonte: MBPress
Boletim: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário