Rieu

30/08/2014

5 Plantas Medicinais Que Você Pode Cultivar Em Casa

5 plantas curativas que você pode cultivar em casa

Não importa se você mora em um apartamento pequeno, a oportunidade de cultivar em casa seus próprios alimentos curativos sempre é válida. Basta ter alguns pequenos vasos, saber a constância do oferecimento de água e um espaço ligeiramente iluminado. Babosa, hortelã e camomila são exemplos que podem ser plantados. As crianças adorarão ver as mudas crescerem, elas irão aprender as maravilhas que a natureza nos traz.

Plantas medicinais que você pode cultivar em casa

Dispor de sua própria horta caseira de plantas medicinais é quase como dispor de uma pequena farmácia que pode ser utilizada a qualquer momento. Um resfriado, uma dor de estômago, uma ferida que não quer cicatrizar, um bom tônico relaxante. A natureza é sábia e maravilhosa, um remédio ao alcance de todos da qual podemos aprender dia a dia. Por que não desfrutar então de uma pequena seleção de plantas medicinais em casa? Claro que sim. Vale a pena, assim que tome nota das espécies mais cotidianas que você pode cultivar de forma simples em vasos. 

1. Aloe vera (babosa)
aloe-vera
A aloe vera não precisa de cuidados especiais. Você deve deixar os vasos em pleno sol, na varanda da sua casa, por exemplo, e regá-las de vez em quando. Tendem a ser bastante férteis. Suas folhas carnosas são nutridas por água, enzimas e ricos em aminoácidos capazes de regenerar a pele danificada. Você pode extrair facilmente cortando suas folhas um gel curativo. Na hora de cultivar em casa, indicamos que sempre é melhor fazê-lo em vasos de barro do que os de plástico. Encha o vaso de terra normal com 50% de turfa, enquanto que no fundo, coloque dois dedos de cascalho, a fim de drenar líquidos. É essencial que sempre tenha muita luz incidindo diretamente na planta, assim que no inverno, é recomendável protegê-la do frio.

2. Hortelã
menta2
Quem pode resistir a uma boa infusão de hortelã no meio da tarde? É ideal para a dor de estômago, ela é um grande tonificante com efeitos calmantes que pode ser combinada também com outros tipos de plantas para preparar chás e infusões. É um grande remédio natural que você adorará cultivar em um vaso ou no jardim de sua casa, caso o tenha. Você pode usá-la para temperar suas sobremesas, suas refeições, mas, como cultivar? Muito fácil, a hortelã é uma planta que pode ser plantada em qualquer época do ano e necessita de poucos cuidados, e que, além disso, repele formigas, pulgões e muitas outras pragas. Busque um vaso de barro, ponha partes iguais de terra e turfa, e também ponha uma base de cascalho que servirá de drenagem. A menta prefere a semi-sombra, assim que não a exponha diretamente ao sol.
3. Sálvia
salvia-3
Você sabe o significado da palavra Sálvia? “Estar com boa saúde”. Para se beneficiar também desta maravilhosa planta medicinal, busque terra um pouco mais argilosa e sempre com uma boa drenagem em sua base. A sálvia, além disso, necessita de muito sol, assim que, por exemplo, será perfeito colocar o vaso na varanda da sua casa, ou em algum canto que quase sempre está iluminado. A sálvia é uma planta excepcional que serve como tempero para os alimentos e também como infusão. É relaxante, digestiva e muito adequada para reduzir as inflamações ou mesmo as dores de cabeça. Corra e plante o seu vaso!

4. Salsa
salsa
A salsa é um grande desintoxicante. Limpa nossos rins, elimina o mau hálito, protege nosso sistema imune, tempera nossos alimentos e, além disso, dispõe de um excelente nível de ferro. Ideal se você consumir por dia uma colher desta planta maravilhosa, que todas as pessoas deveriam ter em casa. Mas, como cultivá-la? É muito fácil. A salsa necessita pelo menos 5 horas de sol bom. Depois, você pode colocá-la na sombra. Você precisará de um vaso com pouca terra, pouca turfa e a base de cascalho. O inconveniente é que a salsa demora bastante tempo para crescer, assim que não se esqueça de seguir regando sua terra, ainda que você pense que as sementes não irão germinar nunca, mas elas o farão. Tardará alguns meses, mas germinará. Lembre-se que sua salsa sempre terá mais sabor que a dos supermercados, e que você poderá cortá-la sempre que quiser, sem perder as propriedades quando guardamos na geladeira. 


5. Camomila
camomila
A camomila é uma planta medicinal que todas as pessoas deveriam ter em casa. Esta planta ajuda no relaxamento, a conciliar melhor o sono, reduz a ansiedade e regula problemas cardíacos. Vale a pena então tê-la sempre a mão para fazer uma infusão quando precisar. Como cultivar a camomila? Facílimo. A camomila deve ser sempre plantada no verão, quando faz mais calor. Necessita uma parte de terra bem escura, com outra de areia, deste modo a água sempre será mais bem drenada. Depois ponha o vaso em uma parte da casa onde haja luz, mas onde não tenha sol em excesso, pelo menos não diretamente. Lembre-se que para fazer as infusões de camomila, voce precisa das flores, por isso é necessário esperar até que as pétalas estejam completamente abertas para colhê-las. Mas com cuidado, não arranque até o caule, pois a planta pode não crescer novamente. 

Mostramos como é bom cultivar estas plantas medicinais em casa, então vá em frente, e faça o cultivo junto com sua família e que você possa aproveitar de seus saudáveis benefícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário