Rieu

29/07/2014

Como Ter Equilíbrio Emocional

Resiliência - 7 dicas para dar a volta por cima


Resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar ou evoluir, a partir de uma situação adversa. É aquela "volta por cima", ou "entrar nos eixos" novamente, depois de um furacão negativo que passou pela vida.

Publicidade

Afinal de contas, nada seria interessante se não estivéssemos sujeitos a passar por montanhas russas o tempo todo, certo?

Dar a volta por cima é entender que nem sempre as situações estão em controle e mostrar a si mesmo que é capaz de evoluir e ser determinado. Não precisa ser insistente e bater na mesma tecla, mesmo que o mundo esteja caindo, mas basta compreender o cenário e escolher as melhores opções para administrar uma crise.

"A pessoa resiliente adoece menos, toma decisões mais acertadas, assume riscos controlados, trabalha melhor em equipe e consegue assumir mais responsabilidade. Por ter maior equilíbrio emocional, consegue usar suas habilidades e interagir de forma mais amigável com as pessoas", afirma o pesquisador e um dos maiores especialistas em biofeedback (aparelho que mede a capacidade de auto-regulação) do Brasil, Marco Fábio Coghi.

Está passando por aquela crise em casa, no trabalho ou no relacionamento? Veja 7 dicas que vão ajudar a dar a volta por cima:

1 - Trace metas

O pesquisador afirma que escolher tópicos para serem seguidos ajuda a dar um up para retomar a rotina. Muitas vezes, uma crise pode mexer na rotina e deixar as coisas um pouco fora do ar. Faça cinco metas em curto prazo (em até quatro meses) para conseguir domar a rotina novamente, assim as coisas vão fluir naturalmente.

2 - Pense em coisas boas

O pensamento positivo pode dar um gás para conseguir dar a volta por cima em qualquer situação. Pense que a crise é um momento para reflexão e, apesar de ser um ponto negativo na trajetória, é um momento para sair da zona de conforto e arriscar coisas novas que podem ser positivas. Analise a situação e veja quais são as coisas boas que vieram com ela.

3 - Ligue para um amigo

Os amigos nas horas mais difíceis são os melhores apoios e também são pessoas ideais para encontrar soluções para os problemas. Quando estamos de fora de um problema, enxergamos as soluções com muito mais habilidades. Lembre-se: não é para fazer dos amigos um muro das lamentações, nem sempre serão eles que carregarão as respostas para todos os problemas.

4 - Tenha um hobby

Comece a praticar um esporte novo que ajudará a livrar a ansiedade para fora e trazer mais segurança, retome aquele hobby antigo que deixou para traz por causa da rotina. Assim você consegue mudar o foco e deixar que os problemas não tomem conta da própria vida.

5 -Sinta a dor

Sentir a dor é uma atitude que ajuda a superar uma perda ou uma crise. Por mais contraditório que seja, encarar uma situação ruim e sentir todas as reações negativas ajuda a "jogar para fora" os sentimentos ruins. Apenas não viva da dor, mas sinta os pontos negativos até que se evaporem completamente da rotina.

6 - Sinta o corpo

A tristeza é uma fator emocional que pode bater em vários pontos, como o corpo. Já sentiu aquela dor de cabeça sem motivos? Dor no estômago? Então, são alguns dos sinais que o organismo dá para mostrar que nem tudo está bem. Aproveite o momento para fazer um checkup nos especialistas. Cuide-se!

7 - Admita o problema

Não significa que você aceitou a situação, apenas mostra a capacidade de enfrentar problemas e solucionar rapidamente as crises. Admitir um erro ou problema é um sinal de maturidade e que ajuda a levar as pessoas para frente.


Fonte:Boletim Mais Equilíbrio
Autora: Caroline Sarmento


Nenhum comentário:

Postar um comentário